Segundo a tradição, um dos primeiros povoadores da terra foi Simão de Góis, de origem infelizmente desconhecida a localizar-se à margem esquerda do Rio Jaguaribe, nos primeios albores do século XVIII, no local onde hoje se situa Jaguaruana. O referido colonizador era casado com dona Feliciana Soares da Costa, não tenham deixado filhos. O local onde o casal se estabeleceu, na época era uma autêntica caatinga, em razão disso, a região onde vivia o opulento senhor passou a ser conhecida como Caatinga do Góis.
De Simão de Góis, originou-se a denominação da localidade, por isso, costumava dizer "vou a Caatinga do Góis". Com a morte de Simão de Góis, a sua viúva, dona Feliciana Soares da Costa, em data de 06 de outubro de 1761, na cidade de Aracati doava as terras a Nossa Senhora Sant'Ana, conforme escrituras lavradas pelo tabelião Lázaro Lopes Bezerril, na dita data.
Historicamente o município foi criado em 04 de setembro de 1865, com sede na povoação Caatinga do Góis, então elevada á vila, com o nome de União.
No dia 11 de setembro de 1890 é elevada a cidade, ainda com o nome de União, e mais adiante na interventoria federal do Dr. Francisco Pimentel o município passa a chamar-se Jaguaruana, "jaguar" onça+una preta.
Fonte: O Ceará tem memória
Jaguaruana: um povo um lugar...
Autor: João Luiz de Oliveira
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário